5 dicas para melhorar o seu ambiente organizacional
16
ago

5 dicas para melhorar o seu ambiente organizacional

5 dicas para melhorar o seu ambiente organizacional

 

O ambiente organizacional é um fator essencial para o trabalho dos funcionários ser eficiente. Pequenos detalhes do cotidiano podem afetar seriamente o seu rendimento e até mesmo sua saúde.

Muitas empresas optam por ambientes de descontração, decoração moderna e cores mais vivas, outras investem mais em confraternizações durante o ano, para tornar o ambiente mais leve e saudável. O fato é que o ambiente organizacional e sua estrutura deve ser levado em consideração a fim de criar um espaço de trabalho engajado e saudável.

Confira 5 dicas para tornar o seu ambiente organizacional melhor

1 – Iluminação adequada
A iluminação para escritórios deve ser estudada e planejada de acordo com o ambiente da empresa. É essencial, para o ambiente organizacional, manter uma iluminação confortável, a fim de que os seus funcionários consigam executar as devidas tarefas corretamente e de forma saudável.

Procure adotar fontes luminosas bem direcionadas, sem brilhos em exagero, pois ele pode causar desconforto e, além disso, agravar pessoas com problemas já existentes. O mesmo vale para a falta de luminosidade que pode cansar e desgastar a visão, por isso, o equilíbrio é essencial nesses casos.

2 – Conforto térmico
Segundo a NR17 (Norma Regulamentadora para Ergonomia do Ministério do Trabalho), a temperatura adequada para o ambiente de trabalho, como por exemplo, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento e afins, tenham a temperatura entre 20 a 23 graus, com umidade inferior a 40%. No caso de empresas que possuem a ISO 9241, o indicado é que a temperatura esteja entre 20 a 24 graus no verão e 23 a 26 graus no inverno, com umidade entre 40 a 80%.

É possível melhorar a temperatura do ambiente de trabalho e evitar o desconforto com soluções conjuntas, como por exemplo, definir uma temperatura balanceada, entre todos, tanto para inverno quanto para o calor. O lugar também pode afetar bastante, logo, pode haver a sugestão de quem costuma sentir mais calor sentar próximo ao ar, e os que não, sentarem em um lugar onde o vento não bata com frequência.

3 – Espaços de descontração
Está sendo comum no mundo dos negócios grandes empresas adotarem técnicas para um ambiente de trabalho descontraído, oferecendo aos funcionários espaços e atividades de descontração, que podem ser utilizados até mesmo no horário de trabalho. Tais atividades ajudam muito para o ambiente organizacionalser mais saudável, além do funcionário se sentir valorizado e acolhido.

4 – Espaço de refeição
Espaços para refeição, com objetos como mesa, microondas, cafeteira e afins, estão sendo cada vez mais adotados por empresas. Criando uma espécie de copa no escritório, a empresa ajuda os funcionários a poupar dinheiro, pois eles podem trazer almoço de casa, ou possibilitando um coffee break e um bom lugar para os funcionários interagirem.

5 – Móveis bem planejados e bem dispostos para escritório
Os móveis para escritório são basicamente os móveis que montam todo o ambiente do escritório. A disposição deles afeta diretamente a produtividade, além de também ajudar na influência para clientes. Essa parte precisa de estudo e planejamento, pois é necessário atentar-se às necessidades do seu escritório, como por exemplo, circulação, fluxo de pessoas, dimensão dos móveis e seus tipos. Uma boa dica é buscar por móveis personalizados, feito sob medida para o seu escritório, tendo em vista o espaço variado entre as companhias.

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