Cadeira de escritório ergonômica
24
maio

Dicas de como conservar as cadeiras de escritório

2- Tenha atenção com a limpeza

A limpeza é uma importante aliada para conservar as cadeiras de escritório. Para garantir que as suas cadeiras permaneçam sempre limpas e durem mais tempo, separamos algumas dicas valiosas para a limpeza:

  • escovas com cerdas duras, produtos abrasivos e alvejantes não devem ser utilizados, porque danificam a maioria dos revestimentos das cadeiras, como couro e tecidos;
  • um pano levemente umedecido em água e sabão neutro é suficiente para retirar o pó das cadeiras. Não se esqueça de limpar também o apoio para os pés e as rodinhas;
  • impermeabilizar as cadeiras de tecido pode ser uma ótima solução para evitar manchas e sujeiras mais profundas.

3- Mantenha a distância do sol

Que o sol faz muito bem para a pele todos sabem. Mas, ele gera um efeito contrário nas superfície das cadeiras. Sendo assim, para conservar as cadeiras de escritório, planeje o ambiente de modo que elas permaneçam sempre o mais distante possível do sol. A incidência solar tende a causar manchas esbranquiçadas e danificar o tecido de revestimento das cadeiras, além de ressecar e causar rachaduras no couro. Além disso, está enganado quem acredita que expor as cadeiras ao sol eliminará ácaros e fungos. Com essa prática, apenas os microrganismos alojados na superfície são eliminados, enquanto os que estão nas camadas mais internas do estofado tendem a se proliferar ainda mais, devido ao calor excessivo.

4- Não ultrapasse o peso máximo suportado pela cadeira

Antes de serem colocadas à venda, as cadeiras e demais móveis de escritório são submetidos a um rigoroso teste. Sendo assim, se o fabricante indica que a cadeira suporta até 85 kg, este é o peso máximo que deve ser colocado sobre ela. Exceder esse peso pode danificar o material do revestimento, quebrar alguma peça ou ainda causar acidentes. Lembre-se, principalmente, que a cadeira foi feita apenas para suportar o peso de pessoas sentadas. Não a utilize para transportar objetos dentro do escritório e, principalmente, não fique em pé sobre elas, para evitar que algo grave aconteça.

5- Evite objetos cortantes ou substâncias que causem manchas

Estiletes, tesouras afiadas, facas e demais objetos cortantes são um perigo para o revestimento das cadeiras. Qualquer movimento em falso pode rasgar e, mesmo que ainda seja costurado, tanto a estética quanto o conforto são comprometidos. Então, para conservar as cadeiras de escritório, mantenha esses objetos o mais longe possível delas. Também evite comer, principalmente alimentos com molho, e beber líquidos com potencial para manchas, como sucos e refrigerantes, enquanto estiver utilizando a cadeira. A menor gota pode causar uma grande mancha e, para tirá-la, inevitavelmente o tecido será danificado.