Problemas cotidianos derivados da má postura no trabalho
16
ago

Problemas cotidianos derivados da má postura no trabalho

Problemas cotidianos derivados da má postura no trabalho

O cotidiano de quem trabalha é uma das situações mais difíceis de administrar. Somado com os problemas do dia a dia, as longas horas sentado aliadas à má postura no trabalho podem ser responsáveis por desencadear diversas doenças graves para o seu corpo e seu emocional.

Tal esgotamento corporal e mental, além de diminuir a produtividade no trabalho, traz consigo inúmeras doenças crônicas como escoliose, hérnia de disco, tendinite e lombalgia. Por isso, o cuidado com a postura correta em trabalho, o uso adequado dos equipamentos e o cuidado com o seu emocional é essencial para o seu rendimento profissional e sua saúde. Deste modo, a Paluca Móveis preparou este artigo para atentar sobre as principais doenças derivadas da má postura no trabalho. Confira!

Confira as principais doenças causadas pela má postura no trabalho

DORT/LER (Lesão por esforço repetitivo)
A Lesão por Esforço Repetitivo (LER) ou Doenças Osteoarticulares Relacionadas ao Trabalho (DORT) é extremamente frequente nos trabalhadores, sendo, nos dois casos, doenças causadas por movimentos repetitivos e contínuos de algumas ferramentas de trabalho. Quando somadas à má postura no trabalho, acabam gerando desgaste e lesões nos músculos, nervos e tendões, geralmente nas mãos ou braços.

A LER pode causar inflamação, dor e, dependendo do caso, a imobilização do membro afetado. A má postura e o esforço exagerado e contínuo são as principais causas da LER ou DORT. Computador na posição errada, cadeira mal localizada, corpo na posição errada e até mesmo o uso excessivo de mouse e teclado, podem causar inflamação nos membros superiores, impedindo muitas vezes atividades básicas do cotidiano.

Tenossinovite
Uma das principais doenças consequentes da má postura. A tenossinovite causa a inflamação dos tendões em estágio avançado, provocando espasmos de dor e impedindo a pessoa de segurar até mesmo um objeto leve, como uma caneta ou um lápis. A recuperação nesse caso é muito difícil e demorada.

Cifose torácica
É uma doença que afeta a respiração, ocorrendo, principalmente, em asmáticos que, devido a suas dificuldades respiratórias, adotaram uma postura incorreta a fim de facilitar sua respiração enquanto realizam suas atividades, como quando estão sentados e utilizando o computador.

Problemas de coluna
É uma das doenças mais comuns que, independentemente da profissão, assombra inúmeros funcionários. Pessoas que trabalham, por exemplo, muitas horas sentadas, em frente a um computador e com uma má postura, naturalmente, costumam reclamar com mais frequência. O problema é quando a dor pode ser um sintoma de doenças mais graves, como uma hérnia de disco, que ocorre também pela influência da má postura de trabalho.

A escoliose e cifose, que alteram a linha correta e natural da coluna também são bem comuns.

Formas de prevenção
É papel da empresa oferecer móveis e cadeiras adaptados para uso e confortáveis para seus funcionários, regulando o encosto sempre para formar um ângulo de 90º.

O bem-estar corporativo depende, especialmente, da empresa, por isso, é necessário o reforço sobre a importância dos EPIs e atentar os funcionários sobre os riscos da má postura.

A ergonomia é essencial para a prevenção de problemas da má postura no trabalho e suas graves consequências. É preciso que as condições gerais da estação de trabalho estejam de acordo. A disposição dos móveis também faz toda a diferença, afinal, uma mesa de
escritório bem posicionada, principalmente com a cadeira, faz toda a diferença para a saúde.

Na Romero Móveis você encontra linha completa em móveis para escritório e cadeiras ergonômicas.